segunda-feira, 11 de abril de 2016

VAMOS CONHECER UM POUCO DOS BIOMAS BRASILEIROS






Resultado de imagem para biomas amazônia
BIOMA AMAZÔNIA

  • AmazôniaA Floresta Equatorial brasileira ocupa cerca da metade do território do Brasil e está concentrada nas regiões Norte e em parte da região Centro-Oeste. Esse bioma é muito influenciado pelo clima equatorial, que se caracteriza pela baixa amplitude térmica e grande umidade, proveniente da evapotranspiração dos rios e das árvores. A sua flora é constituída por uma vegetação florestal muito rica e densa e apresenta espécies de diferentes tamanhos – algumas podem alcançar até 50 metros de altura – com folhas largas e grandes, que não caem no outono. A fauna também é muito diversificada, composta por insetos, que estão presentes em todos os estratos da floresta, uma infinidade de espécies de aves, macacos, jabutis, antas, pacas, onças e outros.

BIOMA CERRADO

  • Cerrado: O Cerrado, ou a Savana brasileira, estende-se por grande parte da região Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do país. É um bioma característico do clima tropical continental, que, em razão da ocorrência de duas estações bem definidas – uma úmida (verão) e outra seca (inverno) –, possui uma vegetação com árvores e arbustos de pequeno porte, troncos retorcidos, casca grossa e, geralmente, caducifólia (as folhas caem no outono). A fauna da região é bastante rica, constituída por capivaras, lobos-guarás, tamanduás, antas, seriemas etc.

Resultado de imagem para bioma CAATINGA
BIOMA CAATINGA

  • Caatingaestende-se por todo o sertão brasileiro, ocupando cerca de 11% do território nacional. Trata-se da região mais seca do país, localizando-se na zona de clima tropical semiárido. A vegetação dessa região é composta, principalmente, por plantas xerófilas (acostumadas com a aridez, como as cactáceas) e caducifólias (que perdem a folha durante o período mais seco), além de algumas árvores com raízes bem grandes que conseguem captar a água do lençol freático em grandes profundidades e que, por isso, não perdem as suas folhas, como o juazeiro. A fauna desse bioma é composta por uma grande variedade de répteis, sapo cururu, asa-branca, cutia, gambá, preá, veado-catingueiro, tatupeba etc.

Resultado de imagem para bioma pantanal
BIOMA PANTANAL



    • Pantanal: trata-se da maior planície inundável do país e está localizado nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do sul. Esse bioma é muito influenciado pelos regimes dos rios presentes nesses lugares, pois, durante o período chuvoso (outubro a abril), a água do pantanal alaga grande parte da planície da região. Quando o período chuvoso acaba, os rios diminuem o seu volume d'água e retornam para os seus leitos. Por essa razão, a vegetação e os animais precisam adequar-se a essa movimentação das águas. Todos esses fatores tornam a vegetação do pantanal muito diversificada, havendo exemplares higrófilos (adaptados à umidade), plantas típicas do Cerrado e da Amazônia e, nas áreas mais secas, espécies xerófilas. A fauna é constituída por várias espécies de aves, peixes, mamíferos, répteis etc.


Resultado de imagem para bioma pampas
BIOMA PAMPAS




    • Pampas: Localizado no extremo sul do Brasil, no Rio Grande do Sul, esse bioma é bastante influenciado pelo clima subtropical e pela formação do relevo, que é constituído principalmente por planícies. Em virtude do clima frio e seco, a vegetação não consegue desenvolver-se, sendo constituída principalmente por gramíneas, como capim-barba-de-bode, capim-gordura, capim-mimoso etc. São exemplos de animais que vivem nesse bioma o veado, garça, lontras, capivaras e outros.



Resultado de imagem para bioma mata atlantica flora
BIOMA MATA ATLÂNTICA


    • Mata AtlânticaO exemplar de Floresta Tropical do Brasil praticamente já desapareceu, pois, como estava localizada na faixa litorânea do país, grande parte de sua vegetação original foi devastada para ceder lugar à intensa ocupação do litoral. Originalmente, a vegetação desse bioma encontrava-se localizada em uma extensa área do litoral brasileiro, que se estendia do Piauí ao Rio Grande do Sul, e era constituída por uma vegetação florestal densa, com praticamente as mesmas características da Floresta Amazônica: com diversos tamanhos, latifoliada (folhas largas e grandes) e perene (folhas que não caem). A fauna dessa região já foi praticamente extinta e era constituída por micos-leões, lontra, onça-pintada, tatu-canastra, arara-azul e outros.

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Um pouco sobre a Mata da Câmara e a nossa escola...

Poucos lugares da Terra abrigam tantas formas de vida como a Mata Atlântica brasileira e seus ecossistemas associados. São milhares de espécies de animais, plantas, microrganismos, e tanta riqueza de vida que a Mata Atlântica brasileira é apontada como um dos mais importantes refúgios da biodiversidade em todo o planeta.
Resultado de imagem para MATA DA CAMARAHoje, mesmo reduzida a apenas 7,3% da sua formação original, a Floresta Tropical possui uma enorme importância social e ambiental, considerando que para cerca de 70% da população que vive em seu domínio, ela regula o fluxo dos mananciais hídricos, assegura a fertilidade do solo, controla o clima e protege encostas das serras, além de preservar um patrimônio ético, cultural, arqueológico e arquitetônico imenso.
Felizmente, uma parte dessa reserva ecológica está concentrada aqui em São Roque, na MATA DA CÂMARA .
A sua extensão é de aproximadamente 130 hectares constituindo junto com outras áreas verdes a reserva da biosfera do cinturão verde da cidade de São Paulo.
Num período em que cabia à Câmara a administração Municipal, buscou-se adquirir a Mata, em razão da preservação das nascentes que abasteciam a cidade.
Em 1932 tornou-se estação ecológica e em março de 1999 foi transformada em Parque Natural Municipal.
Além da fauna e flora, a mata possui trilhas como a do lago com cerca 4.800 metros com percurso de em torno de 1h30 e outras como as das pedras e da divisa com tempo de caminhada de 40 minutos. 
Em setembro de 2000 foi inaugurada como Escola Municipal de Educação Ambiental “Mata da Câmara” e ao longo desde então vem recebendo diversas visitas, principalmente, de estudantes e professores da rede pública e particular e tem sido referência na questão ambiental.
Os alunos participantes das atividades da escola ambiental são recebidos na entrada por um dos monitores que começam explicando sobre o enunciado da placa de entrada e, em seguida, a aula continua até a chegada na escola onde os alunos analisam amostras de sementes, rochas e participam de dinâmica. Depois iniciam a caminhada nas trilhas analisando a fauna e flora. O passeio tem duração de 25 a 40 minutos dentro da mata.